quinta-feira, 2 de outubro de 2008

CABO VERDE - ÁFRICA DO SUL


Aguas turquesas, vento e adrenalina, ondas perfeitas. A Ilha do Sal em Cabo Verde é certamente o destino das suas próximas férias! Apenas quatro horas de vôo de Fortaleza, no Ceará, separam a costa brasileira das águas cristalinas da Ilha do Sal, a principal das dez ilhas que formam o arquipélago de Cabo Verde. São inúmeros empreendimentos turísticos já construídos e em construção, especialmente na Ilha do Sal, cuja praia, se assemelha as de Cancun.

Está localizado no oceanoAtlântico e o arquipélago é formado por 10 ilhas, Sal, Santiago, São Vicente, Santo Antão, São Nicolau, Fogo, Brava, Maio, Boavista, Santa Luzia e inúmeras ilhotas. Como não poderia deixar de ser, as praias e o mar são os cartões postais, além de vulcões extintos como a Pedra de Lume, um dos lugares mais pitorescos da ilha. É uma enorme cratera de um vulcão extinto, cujo fundo permite a infiltração das águas do mar, formando uma grande salina, onde se chega por um túnel artificial construído em 1804. Aqui as principais atividades são o mergulho, o windsurf e kitesurf que embelezam e dão muita vida e cor ao mar.
São diversos pontos de mergulho nas diversas ilhas incluindo naufrágios naturais e artificiais. Lá encontrará uma vida marinha espetacular com corais, imensos cardumes de peixes, raias, moréias, tubarões, em meio a grutas, falhas e desfiladeiros, se falar na “ Buracona” uma gruta que tem em seu topo uma abertura.


HISTÓRIA: Desabitadas até à sua descoberta em 1456, as ilhas de Cabo Verde tornaram-se parte do império português em 1495. A maioria dos seus habitantes é uma mistura das raízes africanas e portuguesas. Posicionadas nas grandes rotas comerciais entre África, Europa e o Novo Mundo, as ilhas foram um centro próspero do comércio de escravos, tendo sofrido um declínio com a abolição desse comércio em 1876.

Em 1951, Cabo Verde deixou de ser uma colônia portuguesa para se tornar uma província ultramarina e em 1961, seus habitantes adquiriram a cidadania portuguesa. Um movimento de independência liderado pelo PAIGC (Partido Africano para a Independência da Guiné-Bissau - outra colônia portuguesa - e Cabo Verde) foi fundado em 1956 e em 5 de Julho de 1975, as ilhas tornaram-se independentes.Venha descobrir e apreciar Cabo Verde, as suas praias, a sua música, a sua hospitalidade, a sua diverside.