quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Geografia da China



A China tem aproximadamente 9.572.900 km2 de área e é o terceiro maior país do mundo.

Regiões Administrativas

Há três níveis de regiões administrativas na China: províncias, comarcas, e aldeias e cidades. No nível de província, a China é dividida em 23 províncias, cinco regiões autônomas, quatro municípios diretamente sob o governo central, e 2 regiões administrativas especiais, cada uma com um Governo Popular local eleito com poder de decisão sobre determinados assuntos.

As cinco regiões autônomas são regiões étnicas, onde a maioria dos habitantes pertencem a uma determinada minoria étnica. São elas: - a Região Autônoma da Mongólia Interna; - a Região Autônoma da Etnia Zhuang em Guangxi; - a Região Autônoma Tibetana; - a Região Autônoma da Etnia Hui em Ningxia; - a Região Autônoma do Uighur em Xinjiang.

Nas outras províncias, há mais prefeituras e comarcas autônomas étnicas, as quais são menores em área e estão administrativamente ligadas às suas próprias províncias de origem.
Os quatro municípios diretamente sob o governo central são administrativamente do mesmo nível das províncias e possuem os mesmos direitos. São elas: Beijing, Shanghai, Tianjin e Chongqing.

As duas regiões administrativas especiais são Hongkong e Macau. Hongkong tinha sido colônia britânica e voltou a ser da China no ano 1997. Macau tinha sido colônia portuguesa até o ano 1999. Em questão de respeitar a história e a realidade, as duas cidades voltaram a ser da China mantendo seus sistemas económicos e políticos.

Até o final do ano 2001, a China possuía 664 cidades.
Fonte: minhachina.com




Nenhum comentário: