quinta-feira, 1 de maio de 2008

Dengue Prevenir é preciso



O Combate envolve todos

Na área da saúde a bola da vez é o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença chama da Dengue é o personagem principal no território brasileiro.Hoje é visível a preocupação de toda a sociedade no combate a doença causada por este inseto.


Por isso vamos abraçar esta causa. Sensibilizar, mobilizar a todos, o problema não é de uma classe social, mas de toda sociedade que deve esta imbuída nas ações prioritárias para exterminar o grande pesadelo do momento que vem sofrendo os brasileiros.


Curioisidade(você sabia?):


A origem do Aedes aegypti, inseto transmissor da doença ao homem, é africana. Na verdade, quem contamina é fêmea, pois o macho apenas se alimenta de seivas de plantas. A fêmea precisa de uma substância do sangue (a albumina) para completar o processo de amadurecimento de seus ovos. O mosquito apenas transmite a doença, mas não sofre seus efeitos.

Você sabia...


A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus de evolução benigna, na maioria dos casos, e seu principal vetor é o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais. O vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.


A infecção por um deles dá proteção permanente para o mesmo sorotipo e imunidade parcial e temporária contra os outros três. Existem duas formas de dengue: a clássica e a hemorrágica. A dengue clássica apresenta-se geralmente com febre, dor de cabeça, no corpo, nas articulações e por trás dos olhos, podendo afetar crianças e adultos, mas raramente mata.


A dengue hemorrágica é a forma mais severa da doença, pois além dos sintomas citados, é possível ocorrer sangramento, ocasionalmente choque e conseqüências como a morte.

Dengue Hemorrágica Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta: · Dores abdominais fortes e contínuas. Vômitos persistentes · Pele pálida, fria e úmida· Sangramento pelo nariz, boca e gengivas· Manchas vermelhas na pele· Sonolência, agitação e confusão mental· Sede excessiva e boca seca· Pulso rápido e fraco· Dificuldade respiratória· Perda de consciência.


Na dengue hemorrágica o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas.


Não deixe de fazer a sua parte. Atitude é tudo. Vamos lá! conhecer como evitar a dengue.





























http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=23620&janela=1
http://www.santalucia.com.br/virus/dengue.htm
http://www.combatadengue.com.br/
http://www.medicina.ufmg.br/spt/dengue/infoleigos.htm

Nenhum comentário: